top of page

Top 10 - Animes/Mangás com boa representatividade feminina

Meus muitos bons dias para todos lendo esta publicação!! 

Wooooooo!


Estou animada porque essa postagem é num estilo que adoro fazer, e que me parece que diversas pessoas adoram ler: LISTAS DE RECOMENDAÇÃO.

A lista de hoje será…. animes e mangás de razoável para boa representação femininaaa - quem diria!

Vou tentar ser breve no melhor estilo listinha, pois não tardará pra que eu faça postagens futuras com análises mais profundas de algumas das obras em questão. Essa lista vai da pior para a melhor representação de acordo com (a minha opinião e) os seguintes critérios:


- se as personagens femininas têm um bom desenvolvimento dentro da narrativa e aprofundamento psicológico de qualidade;

- se existe uma quantidade razoável de mulheres na história;

- a maneira como é apresentada a relação das personagens mulheres entre si;

- o grau de sexualização das personagens.


Lembrando que essa lista é só a minha visão das coisas, que a propósito é bem flexível e muda toda hora; e eu não assisti todos os animes do mundo (embora até tenha rolado um esforço). Ou seja, a questão é: não levem tão a sério pois essa não é a verdade absoluta dos animes. Então, todo mundo de boas? - Siiim, tudo de boíssima, não dá estar mais tranquilo do que estamos todos agora nesse momento.

Sem mais delongas, vamos lá!



10. COWBOY BEBOP

Esse anime (muito querido por moi) de 1998 consegue ser mais feminista em seus levantamentos narrativos do que muitos animes da atualidade, dá pra acreditar? Tenho certeza de que sim. Com metade do núcleo principal composto pelo sexo feminino, Faye Valentine é uma ótima personagem (embora um tanto quanto sexualizada em certas ocasiões) e Ed é um pãozinho de mel, divertida e loka demais. Existe muito o que se questionar aqui, mas acho que vale a pena ter cowboy bebop nessa lista.



9. SAILOR MOON

Na verdade, não acho que eu tenha lugar de fala para discorrer sobre Sailor Moon. Eu assisti pouquíssimos episódios há um bom tempo, e não lembro o suficiente para analisar o anime em todos os critérios que estabeleci, mas acredito que a obra mereça estar aqui por tudo que ela representa na cultura pop não só asiática, mas internacional. Vai fundo, quem tiver coragem (por enquanto eu passo), haha.



8. OURAN HIGH SCHOOL HOST CLUB

História vanguarda quebradora de tabus em vários quesitos. Tem uma das melhores protagonistas de shoujo de todos os tempos. Uma pena não ter mais personagens mulheres de destaque. A Haruhi tem que carregar NAS COSTAS esse anime/mangá cheio de moleques ricos e sem noção - força Haruhi, ninguém solta mão de ninguém garota!

7. KIMI NI TODOKE

Romance FOFÍSSIMO, mas acompanhar as lutas pessoais da protagonista que quer sair da sua zona de conforto e se superar para se tornar uma pessoa melhor é tão envolvente quanto. A sororidade também bate forte aqui. Muito lindo :')



6. SAKURA CARD CAPTOR

Que ícone. É sempre necessário CLAMP aparecer nas listas, não é verdade? Sou muito fã mas faz tempo que assisti, então não sei se estou deixando algo passar… No entanto, estou bem crente de que é uma obra muito bem alinhada com meus critérios de avaliação. Só vai galera (que se tem uma coisa que eu lembro é que os ship são bom).



5. FRUITS BASKET

Essa obra-prima contemporânea trata muito bem suas moças. Às vezes penso que eu gostaria de ter visto mais mulheres durante a história, ou que as que já existiam tivessem tido um aprofundamento maior. Porém outras vezes acho que foi o suficiente. Furuba está sempre aí me causando reflexões AND THE FEELS. As mulheres dessa história têm papéis bem diversos. Você vai amar elas, odiar elas, (odiar muito elas), entender e se identificar com elas. É muito bom galera, que história mais ASDFGHJLK (isso pode ser traduzido para algo próximo de: perfeita).



4. MADE IN ABYSS

Personagens incríveis, enredo surpreendente. Muitos recursos narrativos e de trajetória do personagem não fogem tanto do convencional, PORÉM enquanto estamos mais acostumados de ver tais coisas de uma perspectiva masculina, agora vemos tudo acontecendo através de, majoritariamente, figuras femininas - eu amei, simples assim.



3. CODE GEASS

Ok. Quando o assunto é Code Geass, é bem provável que minha opinião seja um tantinho só tendenciosa, mas eu gosto de acreditar que tenho meu senso crítico bem nos eixos mesmo falando de um dos meus animes favoritos de todos os tempos. As personagens femininas são ótimas, minhas faves, tem para todo gosto - desde moças badasses que nasceram para a batalha, até princesas gentis nas quais o dom da diplomacia corre no sangue. Todas maravilhosas. Por que 3º lugar e não 1º?? Por um número de vezes muito maior do que eu acho necessário (que são 0 vezes), uma boa parte delas possuem cenas onde são... sexualizadas. De forma desconfortante. E eu não gosto muito de dizer esse tipo de coisa mas, se relevar isso, é umas das melhores coisas pra se assistir (seeeem querer puxar a brasa pra minha sardinha, imagiiiiina, não é nada disso).



2. FULLMETAL ALCHEMIST

Eu tenho CERTEZA que tava todo mundo só esperando para ver quando que FMA ia aparecer nessa lista. Mas não é meu 1º lugar amado. haha. Claro, como todos os otakus de plantão, eu acho fullmetal uma obra maravilhosa, hilária, emocionante, super satisfatória de se acompanhar e com mulheres sensacionais no currículo. A única questão é que, quando eu paro pra pensar, essas personagens aparecem de maneira meio isolada em um núcleo onde quase todas as pessoas ao redor são homens. Por acaso é só impressão minha? Faz tempo desde a última vez que li/assisti a história, mas eu acho que era isso. Como estavam as interações entre as moças? Eu não me recordo de nada muito relevante.



1. SHINGEKI NO KYOJIN

Sim, este é o meu 1º lugar! Ao menos é como eu me sinto no momento. Essa história se dá bem em todos os meus critérios de representatividade: número de homens e mulheres bem equilibrado, mesmo quando se trata de soldados; 0% de sexualização; bom desenvolvimento de personagens; e as interações entre as mulheres é relevante o suficiente para se ter em conta até mesmo um casal lésbico que não pareceu nem um pouco forçado, e sim condizente com o fluxo da narrativa. E aquele battle showdown entre Mikasa e Annie que todo mundo da área de treinamento parou pra ver?? #nerverforget



Falou então gente, espero que vocês tenham apreciado essa minha primeira de muitas listinhas que virão conforme o meu entusiasmo. Foi meio estranho fazer essa lista, porque me fez perceber que muitos animes e mangás que eu gosto pra caramba não se dão tão bem assim nesse quesito da representatividade. Isso foi meio triste. Mas tempos melhores virão, e aposto que existem várias coisas por aí que preenchem meus critérios e eu ainda nem vi, ou então nem lembrei.

Até mais!


PS. Aneki: só a nata do girl power. Como menção honrosa queria deixar Akasuki no Yona, aquela musa ruiva.

195 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page