top of page

Oi!

Oi.

Permitam-me apresentar para vocês essa novíssima iniciativa chamada blog do Murasaki Chou! Eu sou uma das integrantes do grupo - podem me chamar de Lady Dai aqui por essas bandas - e provavelmente serei a pessoa que estará mais presente falando com vocês através desta digníssima plataforma, com eventuais participações de quem mais tiver disposição para escrever (conto com vocês, minhas caras chouchous ;3).

Bem, acredito que seja melhor começar explicando sobre o grupo em si, o Murasaki Chou. Somos uma gangue de moças fãs da cultura pop japonesa (contando também com algumas simpatizantes) que se juntaram e resolveram agir para levantar a questão da representatividade feminina nessas mídias que, para quem conhece, sabe o quanto pode ser problemática.

Nossa intenção, da maneira mais simples, é olhar esses animes, mangás, videogames - tão queridos nossos - por uma perspectiva crítica, e identificar desde as doídas falhas existentes em uma personagem sexualizada desnecessariamente, até as qualidades extraordinariamente envolventes de outra que foi desenvolvida de forma respeitosa e coerente. Nosso esforço estará sempre em valorizar a figura feminina e explorar seus pontos fortes assim como os sensíveis.


Agora, uma breve explicação do nome do grupo: ele veio de duas fontes diferentes. A palavra “Murasaki” faz referência à Murasaki Shikibu, uma romancista japonesa do período Heian (794-1185). Um de seus escritos mais famosos é o Genji Monogatari (O Conto de Genji), o qual é considerado o primeiro romance literário do mundo. Essa dama aí foi comparada por muitos a Jane Austen e a Virginia Woolf. Pois é, ela era top assim.

O “Chou” é uma referência à borboleta em japonês, que na verdade é chouchou. Como murasaki também significa roxo em japonês, a gente achou maneiro que de certa forma o nome do nosso grupo fizesse referência a essa cor, já que o lilás (que é tipo roxo lol) é a cor símbolo do feminismo. E é isso.


Como um último comentário nessa primeira postagem de apresentação, quero esclarecer que, embora o foco principal deste blog venha de questões feministas, com certeza haverão postagens… como posso dizer… não tão “militantes”, onde eu simplesmente irei escrever análises e minha valiosíssima e relevante opinião a respeito de assuntos diversos da cultura asiática e midiática. Sob um viés feminista. Já que sou feminista. Enfim, acho que vocês entenderam.

Até os próximos posts!!

38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page